Estudos sobre o posicionamento competitivo da Industria de Moldes
A VITIS, por encomenda da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, produziu um estudo sobre o “Posicionamento Competitivo da Indústria de Moldes” – edição 2020, que pode ser adquirido junto desta Associação
Julho 2021
Este trabalho teve como objetivo apresentar um modelo de análise do desempenho da Indústria de Moldes ao longo dos últimos anos, nas suas principais vertentes e caraterísticas, nomeadamente, numa perspetiva organizacional, da sua dimensão social e de recursos humanos, assim como a evolução económico – financeira do sector, permitindo identificar constrangimentos a ultrapassar e enfatizar boas práticas que reforcem a sustentabilidade e capacidade das empresas para continuar a investir em conhecimento, novas tecnologias e integração de novas competências.
As recolhas de informação foram efetuadas no período de novembro de 2020 a janeiro de 2021, tendo por base, fundamentalmente, as bases de dados SABI e do Banco de Portugal relativamente à informação financeira e de caracterização social, o Statistical Year Book – 2019 publicado pela ISTMA (International Special Tooling & Machining Association), no que diz respeito à informação macro e de mercado, e ainda às estatísticas comerciais publicadas pelo INE /AICEP.
Da conjugação de toda esta informação foram desenvolvidos cálculos e conceitos próprios tendo como objetivo a obtenção de informação o mais próxima possível da realidade da Indústria de Moldes portuguesa, tentando igualmente fornecer ferramentas de análise que facilitem exercícios de benchmarking.
Com esta edição foi possível reforçar a amostra “CEFAMOL” face a edições anteriores, passando a amostra de 65 empresas, do período até 2012, para 117 empresas, sempre as mesmas, para o período agora em análise e que cobre os anos 2013 a 2019.
Caracterizando as várias amostras que foram sendo trabalhadas ao longo do estudo podemos referir:
- 1) A chamada Amostra/Universo do Banco de Portugal (BP) inclui todas as empresas do CAE 25734 – Fabricação de moldes metálicos que entregaram as IES (Informação Empresarial Simplificada) e que, em 2019, agregavam 710 empresas com 11.376 trabalhadores.
Esta amostra foi essencialmente trabalhada no ponto 3.1 do Capítulo III;
- 2) Amostra/Universo do Sector que foi trabalhada tendo como base as mesmas empresas que constam na base de dados do BP acima caracterizada, mas que foi ajustada, juntando algumas empresas (poucas) que, do nosso conhecimento, pertencem ao sector, mas que se apresentam com CAE’s diferentes do 25734.
A este conjunto foram retiradas todas as que não apresentavam, nos vários anos estudados, atividade operacional ou por estarem em processos de liquidação, ou por não possuírem trabalhadores ou ainda por apresentarem proveitos operacionais residuais.
Estabeleceu-se assim um conjunto de 606 empresas em 2019 com 11.184 trabalhadores que serviram de base ao estudo apresentado no Capítulo II;
- 3) A chamada amostra “CEFAMOL” que pretende ser o espelho das empresas fabricantes de moldes para plástico. Assim, do universo das empresas caracterizadas no ponto 2) acima referido, foram retiradas todas as empresas que não fossem de puro fabrico de moldes para plástico, como sejam as empresas que possuem atividade significativa de engenharia, de comercialização, de subcontratação de fases de fabrico, de produção de moldes para calçado, vidro ou outros sectores que não plástico, de cunhos e cortantes e ainda de transformação de matérias plásticas.
Das restantes empresas foi feita uma amostra de 117 empresas, de variadas dimensões e localizações geográficas que foram estudadas essencialmente nos pontos 3.2 e 3.3 e cuja identificação é apresentada em anexo do estudo;
- 4) Amostra do sector de moldes para vidro – sendo este subsetor muito reduzido, as 4 empresas da amostra são praticamente o universo.
O estudo deste subsetor está presente no capítulo IV;
- 5) Amostra de empresas de fabrico de moldes espanholas – sendo o mercado espanhol um dos mais importantes, entendemos proceder a um trabalho de benchmarking com uma amostra de empresas espanholas, tanto quanto possível próximas da amostra “CEFAMOL”.
A Diversidade de atividades que caracterizam muitas das empresas espanholas e a inexistência de um código de atividades económico desagregado (específico dos moldes metálicos) como o existente em Portugal, dificulta a obtenção de uma amostra comparável. Com base em informação de vários agentes presentes no mercado espanhol identificámos uma amostra de 21 empresas estudas e identificadas no capítulo V.
Da informação recolhida observa-se uma correlação direta do desempenho do Sector com a dos seus mercados clientes.
Efetivamente, à degradação verificada em 2018 e 2019 no sector de moldes nacional, corresponde nos três principais mercados (Espanha, Alemanha e França), a uma estagnação do valor do mercado em 2018, com um crescimento marginal de 1,3%, e uma quebra em 2019 de 14,2%.
Também o sector nacional do segmento cliente plásticos e suas obras (NC 39), apresenta uma quebra das vendas para mercados externos em 2019 na ordem dos 2,26%.
O estudo completo pode ser obtido junto da CEFAMOL.



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O texto foi elaborado com base na melhor informação disponível à data da sua edição